Robert Jastrow famoso astrónomo, disse: "É difícil aceitar a evolução do olho humano(por exemplo) como obra do acaso. E ainda mais difícil é aceitar a evolução da inteligência humana como produto de certos rompimentos que tenham ocorrido por acaso nas células celebrais dos nossos antepassados". Essa e uma das muitas frases do livro "Valorize mais a sua vida" de A. Balbach.
Esse livro me fez pensar sobre a origem do ser humano. Qual o valor da vida "Humana"? Porque existimos?
- Onde encontrar as respostas, na bíblia ou na ciência?
De facto esse é um tema bastante polémico. Teorias especulativas classificam o ser humano como estando intimamente ligado com o macaco, ou seja, dizem que o homem e descendente de uma criatura simiesca. Essa teoria foi criada por Charles Darwin chama-se "selecção natural" tendo como objectivo explica a evolução dos seres vivo, Com a morte de Darwin ainda não temos nenhuma ideia demonstrável de como a evolução realmente ocorreu.
No livro de Génesis 1:26-28 temos o rigisto da criação do homem, o acto coroado por Deus. Ele planeou criar o homem "façamos o homem", o homem não veio à existência apenas através de palavra falada, apareceu como resultado de um acto criado por Deus. O homem é colocado acima do restante da criação, a sua herança é de um nível muito superior. Podemos ver isso no Salmo 8 verso 4-5: "Que é o homem? Contudo, pouco menos o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste". O homem não e simplesmente mais elevado que o macaco, é isso sim, um pouco menor que os anjos. Enfim só podemos saber o porque da criação de um produto ser perguntamos ao fabricante e ele nos diria com que objectivo o fabricou. Somente Deus pode dizer qual o objectivo ao criar-nos.
"Se a pessoa não encontrar respostas às grandes questões vitais, haverá uma ferida, um trauma em sua alma."